O jogador Pedro Wamms, 18, natural de Santa Helena - PR, está na Europa para uma fase de testes na base do Boavista, clube de Portugal. O zagueiro, que foi campeão do Amador Sub-18 em 2024 pelo União, recebeu a oportunidade através de uma agência esportiva do país.
Antes de rumar à Portugal, Pedro passou pelo Sport Club Serramar, de Capão da Canoa - RS no ano passado com a ajuda do professor Pedro Mateus. Lá, o defensor acabou agravando sua lesão no joelho e precisou passar por cirurgia em março. Depois disso, ele voltou à Santa Helena para disputar o Amador e foi campeão, sendo um dos pilares defensivos do time de Dade.
O dono do Serramar, Rafael Murliki, foi quem convidou Wamms a treinar em terras portuguesas e o santa-helenense aceitou a oportunidade, através da agência PontFootbal, gerida pelo empresário Kim Pontes que reside em Portugal.
"Vou passar um mês por aqui. Essa primeira semana foi mais uma adaptação, apesar do idioma ser semelhante é bem diferente. O futebol também é totalmente diferente, muito intenso", detalha Pedro.
O Boavista FC, clube onde o zagueiro treina na categoria Sub-19, enfrenta uma fase complicada. Os Panteras estão na lanterna do campeonato nacional com o time principal e passam por uma troca de presidente. No dia 18 de janeiro, em meio à temporada, Garrido Pereira foi eleito com quase 80% dos votos.
A equipe tem uma carência por zagueiros (na língua local ''Centrais'') altos, bom jogo aéreo e bom passe, por isso Pedro foi um dos selecionados ao período de testes. Como na Europa neste momento é fim de temporada e logo chegam as férias, a possibilidade de atuar só existe na próxima temporada.
Além disso, ele também pode até mesmo assinar contrato profissional com o clube. Pedro e outros dois brasileiros, um com passagens na base do Internacional, Criciúma e Serramar, agora vivem a expectativa de ingressar de vez no futebol profissionalp mesmo longe de casa.
![]() |
Pedro Wamms na final do Amador Sub-18 em Santa Helena - Foto: Monzzy/Portal da Cidade |
![]() |
Foto: Monzzy/Portal da Cidade |
![]() |
Foto: Divulgação/PontFootball |