A próxima equipe a ser mostrada no nosso Guia é o Nacional. O time de Sub-Sede quer quebrar o longo jejum de títulos na categoria Livre e teve diversas mudanças em relação ao ano passado.
HISTÓRICO
Prestes a completar 59 anos - no dia 14 de maio - o Nacional chega para a temporada querendo “sair da fila”. O time de Sub-Sede é tricampeão do Amador, porém conquistou a competição pela última vez em 2012. Nas últimas três edições foram duas semifinais e um vice-campeonato em 2022. Nos dois anos seguintes, duas eliminações para o futuro campeão Celeste e por isso, 3º colocado geral nos dois.
ELENCO
Dos times campeões do Amador, talvez o que passou pela maior reformulação em relação à última temporada foi o Nacional. A equipe tem diversos jogadores que são estreantes com a camisa grená e vários atletas deixaram o elenco como o caso de Bigode, Noal, Spada, Neves, Fabiano e Zanatta. Mas, uma “saída” aconteceu de outra forma. O atleta Fritz se tornou agora o técnico do time em 2025.
Ele poderá comandar vários jogadores com quem atuou no último ano, como Rechinho, Jerson, Bagnara e sua dupla histórica, Fernandinho. Além disso, o novo Mister terá à disposição os recém-chegados Eto’o, o experiente Neguinho, o goleiro menos vazado da última edição Pietro, entre outros. Eto’o inclusive deve ser o camisa 10 e fará sua primeira temporada após uma lesão grave no joelho.
Outro que volta aos gramados atuando no Nacional após grave lesão é o zagueiro Ariel Victor, ex-Real, que fraturou a perna no Citadino de 2024. Confira o elenco completo:
GOLEIROS: Pietro, Tuke e Elton
ZAGUEIROS: Maicon Kuhn, Bagnara, Vonei, Ariel Victor, Alex Maraskim e Bruno
LATERAIS: Jerson, Vitinho, Xarope, Piu e Welerson
MEIO CAMPISTAS: Etoo, Ricardinho, Luis Ribeiro (intermunicipal), Rechinho, Galdino, Neguinho e Weslei
ATACANTES: Fernandinho, Andriel, Bundinha e Eduardo (intermunicipal)
COMISSÃO TÉCNICA: Fritz (Técnico)
ESTREIA
O primeiro confronto do Nacional será diante do seu torcedor. O time joga em Sub-Sede contra o Oriental, clube que já enfrentou esse ano em um amistoso e venceu de virada, no mesmo palco da partida de estreia do Amador.
A bola rola às 15h45 de domingo (23), junto com os outros dois jogos da 1ª rodada.