Ronaldo Marczinski concede entrevista à ESPN sobre novo técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim

O santa-helenense Ronaldo Marczinski concedeu uma entrevista à grandiosa rede de televisão ESPN, nesta quinta-feira (06), para falar de um velho conhecido no futebol: Leonardo Jardim. Com passagens por Al-Hilal e Monaco e início em Portugal, onde comandou Ronaldo, o técnico foi contratado pelo Cruzeiro para esta temporada.


Na temporada 2005/2006, Ronaldo atuava no Marítimo e Leonardo assumia o comando técnico do Camacha após passar um período sendo auxiliar. Segundo Marczinski, o treinador disse que contaria com ele na equipe e com isso o santa-helenense foi emprestado ao novo clube.


Ronaldo conta que Leonardo o apelidou de "miúdo" e que a negociação frustrada para jogar no Chipre fez com que o atacante fosse para o primeiro clube do jovem treinador.


Jardim foi o treinador mais jovem de Portugal a concluir todos os cursos que a FIFA exige, estando assim apto a comandar qualquer equipe ou seleção no mundo. Atualmente ele tem a licença UEFA PRO: “ele disse que se em cinco anos não estivesse no mais alto nível do futebol mundial largaria a carreira e cuidaria das suas coisas particulares. Não deu outra”, revela Marczinski.


Jardim teve sua melhor passagem pelo Monaco, da França, onde foi campeão nacional na temporada 2016/17 e semifinalista da Champions com um elenco que tinha Kylian Mbappé, jogador lançado por ele, Falcão Garcia, Bernardo Silva, Fabinho e João Moutinho.


Ele e Ronaldo, depois de trabalharem juntos no Camacha, se enfrentaram uma vez ainda em Portugal, como conta o jogador: “ele assumiu o Beira Mar e me queria lá, eu acabei indo para um time da segunda divisão e nós vencemos por 1x0, com gol meu. Ele até ficou bravo comigo no final do jogo”.


Seu último clube antes do Cruzeiro foi o Al Ain, dos Emirados Árabes, mas também tem passagens pelo Braga, Sporting e Olympiacos. Agora pela primeira vez em solo brasileiro, Marczinski acredita que o seu antigo treinador veio em busca de conquistas: “ele conquistou muito na parte financeira ao longo da carreira, por isso ele veio para o Brasil para conquistar títulos, não por dinheiro”.


Após confirmado o acerto de Leonardo Jardim com o clube mineiro, a ESPN procurou jogadores que trabalharam com o técnico e, dentre eles, está Ronaldo, que foi o primeiro ‘pupilo’ do português que também tem nacionalidade venezuelana: “fui artilheiro do time no primeiro ano dele como técnico e por isso me procuraram. Um jornalista se identificou como integrante do canal no Instagram e assim gravamos uma entrevista, via celular mesmo” afirma o santa-helenense.


O primeiro ‘poker’ de Ronaldo foi sob o comando de Jardim. O atacante fez 4 gols na vitória do Camacha sobre o Vilaverdense por 6x1.


A entrevista deve ir ao ar nos próximos dias pelos canais e redes sociais da ESPN Brasil.


Ronaldo sendo entrevistado pela ESPN Brasil

Reportagem de um jornal local sobre o ‘poker’ de Ronaldo / Foto: Arquivo pessoal