![]() |
Foto: Lucas Ferreira |
O Real anunciou um grande reforço para a temporada. Trata-se de Pneu, jogador intermunicipal que tem grandes histórias e clubes na bagagem e agora se junta ao elenco alvirubro buscando o pentacampeonato do Amador em Santa Helena.
Origem do apelido
Marcos Vinicius Agustinho ainda novo recebeu um apelido e ele segue até hoje. Segundo o atleta, um senhor da sua cidade natal, Céu Azul, conhecido por 'Zé Galinha', era muito amigo de seu pai. Marcos acompanhava seu pai nos jogos de sinuca e truco e Zé, quando via o menino, dizia: "lá vem o pneuzinho", assim o apelido pegou e Marcos Vinicius deu lugar à Pneu.
Início da carreira
Os primeiros toques na bola do jovem jogador Pneu foram em Céu Azul com 7 anos de idade, integrando as categorias de base do município até os 15 anos. Logo depois disso, jogando por um time formado por sua família no Municipal de Futsal, o menino chamou a atenção de um treinador que atuava no Rio Grande do Sul e estava passando as férias em Céu Azul.
O 'mister' gostou do estilo de jogo de Pneu, que ainda garoto, já se destacava entre os adultos. Com isso, ele recebeu a proposta de fazer um mês de avaliação no Esporte Clube Guarani, de Venâncio Aires. Das quadras para o campo, a adaptação não foi problema e Pneu foi aprovado no teste.
Após passar um ano no sub-17 e também integrar o time sub-20, o céu-azulense fez sua estreia no futebol profissional. Mas foi em um confronto de pré-temporada onde o jogador teve talvez sua maior experiência, quando na ocasião encarou o Grêmio com seu time profissional.
![]() |
Pneu pelo Guarani de Venâncio Aires, contra o Juventude |
O duelo contra o Grêmio
No dia 21 de fevereiro de 2019, o Grêmio realizou um jogo-treino contra o Guarani de Venâncio Aires que na época disputava a Divisão de Acesso do Gauchão. A escalação que começou foi: Paulo Victor; Rodrigues, Geromel, Marcelo Oliveira e Cortez; Matheus Henrique, Thaciano, Vico, Thonny Anderson e Marinho; André.
O placar terminou muito elástico: 10x1 para o Tricolor com gols de André 'Balada' (4), Marinho, Thaciano (2), Vico, Thonny Anderson e Juninho Capixaba. O gol solitário do Guarani foi marcado por ele, Pneu, que entrou na segunda etapa e descontou para o Time Índio.
“O pior erro da minha vida”
Mais uma vez - apesar do placar - o jogador se destacou. Pneu recebeu uma oferta para fazer parte do sub-17 do Grêmio e ele, ainda sem empresário, foi procurado por um. Em conversa com a família, o atacante fechou negócio mas sem saber, teve colocado em seu contrato uma multa de 250 mil reais, o que fez o Grêmio desistir do negócio.
O rival
Desanimado com a situação, Pneu voltou para casa. Não demorou muito para que surgisse uma oportunidade de ser avaliado no rival, o Internacional, onde novamente foi aprovado. Porém, poucas foram as oportunidades na base e com isso decidiu se transferir para o Tubarão - SC.
Tubarão
No Tubarão, Pneu se destacou e foi vice-campeão estadual sub-17, jogando duas temporadas pelo clube onde também integrou o sub-20. Lá ele dividiu vestiário com grandes jogadores da atualidade como Wesley, lateral do Flamengo, e Paulinho, volante da Chapecoense.
Então veio a pandemia e o elenco foi desfeito, porém 8 meses depois os jogadores foram chamados para ‘voltar à ativa’. Mas, para Pneu, uma situação pesou mais do que o futebol: a família.
![]() |
Pneu disputando bola com Wesley, agora jogador do Flamengo |
Luto em família
Em meio à oportunidade de voltar a atuar e seguir o sonho de ser jogador, um drama familiar acometeu a família de Marcos Vinicius. Sua mãe, grávida de 8 meses, perdeu o bebê e então o jogador decidiu abandonar tudo por conta dela.
O filho caçula viu então as portas se fecharem para o mundo da bola e começou a disputar somente torneios amadores. Até que novamente, chamou a atenção disputando o Regionalito de Futsal em Missal e foi chamado pelo Missal Futsal para integrar o clube.
Série Bronze
Com uma nova oportunidade de ser profissional, agora nas quadras, Pneu no entanto resistiu e afirmava não querer mais isso pra sua vida. Mas, foi sua mãe que insistiu com o filho para ele aceitar a proposta, já que ela também se culpava muito por ele ter abandonado sua carreira por ela.
Foi então que Pneu virou jogador do Missal e disputou a Série Bronze do Paranaense de 2022, onde foi vice-campeão perdendo a final para o Santa Helena Futsal.
O atleta recentemente foi chamado pra jogar a Copa Mundo e recebeu ofertas da Espanha mas novamente por motivos familiares optou por não ir. Desta vez, sua mulher estava grávida porém não poderia ir junto com ele.
A chegada ao Real
‘Debutando’ em Santa Helena, Pneu conta ao SH Esportes que a negociação iniciou devido a uma indicação do seu ex-companheiro de Missal, Pexe.
O Alvirubro então abriu negociações com o jogador que aceitou a proposta e o desafio: “Eu já tinha escutado algumas coisas sobre o Amador de Santa Helena, já tinha recebido outros convites. Nunca cheguei a acompanhar mas sei que é um campeonato bastante disputado”, afirma o novo reforço.
Pneu diz estar com a expectativa muito grande para a temporada: “São grandes atletas que estão no elenco, alguns que conheço e venho pra somar com eles e erguer a taça”.
![]() |
Anúncio de acerto entre Real e Pneu / Foto: Divulgação |