A grande decisão do Amador na categoria Livre está cheia de expectativa mais uma vez e o tamanho do confronto é gigante, tanto é que para esse confronto entre Celeste e Incas neste domingo (03) um árbitro da CBF foi escalado.
Trata-se de Robson Babinski, 37 anos, natural de Santa Izabel do Oeste, que há 13 anos faz parte da Federação Paranaense de Campo e há 6 é federado na CBF. Com excessão do ‘AtleTiba’, Robson já apitou todos os clássicos estaduais além de quartas e semifinais da elite do Paranaense e ainda esteve presente na equipe de arbitragem da grande decisão do Estadual por 3 anos consecutivos.
Ele também apitou o primeiro jogo com VAR no Campeonato Paranaense, que foi o duelo de semifinal em 2023 entre Athletico e Maringá. Babinski comenta que recentemente o jogo mais importante onde apitou a nível de Federação, competição e carreira foi o duelo entre Paraná e Patriotas pela semifinal da 2ª divisão do Estadual que valia o acesso. A partida aconteceu no Couto Pereira e contou com cerca de 25 mil pessoas no estádio.
Robson também foi 4º árbitro no duelo Coritiba x Palmeiras pela Série A do Brasileirão de 2023. Além disso, o izabelense apitou finais do Feminino, categorias de base, semi e finais da 2ª e 3ª divisão do Paranaense entre outros jogos.
Ele conta ao SH Esportes que essa é a primeira vez que apitará um jogo em Santa Helena, mas que está ciente de que existe uma enorme competitividade no Amador do município: “jogos de finais exigem muita responsabilidade principalmente quando é o jogo da volta, por isso normalmente os árbitros para esses confrontos são escolhidos a dedo”, afirma Robson.
A escalação de um árbitro desse quilate para o Amador em Santa Helena mostra não só o nível da competição que cresce a cada temporada, mas também o esforço da LOA (Liga Oeste de Arbitragem), que assumiu durante o campeonato o gerenciamento da arbitragem, em valorizar o Amador e engrandecer ainda mais essa final.
Vale lembrar que o Amador deste ano chegou a ser paralisado por alguns dias por problemas relacionados à empresa que geria a arbitragem, logo depois retornou com uma nova porém a mesma também deixou a competição, foi então que a LOA assumiu e desde então praticamente sanou os problemas existentes com essa categoria.
A grande final entre Celeste e Incas será neste domingo (03) às 15h e você ASSISTE TUDO AO VIVO pelo Facebook do SH Esportes e no YouTube do Portal da Cidade Santa Helena.
Robson (primeiro à esquerda) foi 4º árbitro na Série A do Brasileirão |