Ginásio de São Clemente recebe nome de Suélimara Back, jovem do distrito que faleceu vítima de câncer

Uma vida interrompida precocemente há 7 anos marcou a comunidade de São Clemente, em Santa Helena. A jovem Suélimara Back de apenas 19 anos morreu em decorrência de um tumor chamado sarcoma no dia 7 de outubro de 2017, quando estava quase concluindo sua formação em Ciências Biológicas na UTFPR Santa Helena.


A estudante começou a sentir fortes dores de cabeça no dia 3 de agosto, segundo relata a mãe Sueli. A partir de então, a filha já não foi mais à faculdade e também à Escola Professor José Engel em São Clemente, onde estava trabalhando há 4 meses. Após os primeiros exames e consultas, foi diagnosticada uma meningite e então Suélimara teve uma pequena melhora que logo teve fim. As dores voltaram e mesmo sendo medicada a jovem não reagia. 


A família procurou no dia 15 de setembro um neurologista e o mesmo constatou um sarcomaum tipo raro de tumor maligno que se desenvolve nos tecidos conjuntivos do corpo, podendo afetar ossos, músculos, tendões, ligamentos, gordura, vasos sanguíneos e nervos periféricos. O tumor estava no cérebro mas já havia se espalhado. Era necessária a quimioterapia mas após a primeira sessão, Suélimara teve uma parada cardíaca e ficou 10 dias em coma antes de falecer.


Antes disso, ela ainda esteve uma última vez em casa quando pôde passar um final de semana com a família antes da quimio. Naquela mesma época, estava sendo concluída a reforma do Ginásio de Esportes de São Clemente onde Suélimara era ativa desportivamente, jogando futsal pelas escolinhas do distrito desde cedo. Ela não conseguiu ver o ginásio pronto, mas foi eternizada na construção onde estava ansiosa para jogar outra vez.


A vereadora Tânia Osório, moradora de São Clemente, criou a indicação nº 272/2022 sugerindo a nomeação do Ginásio então reformado de Suélimara Back no dia 28 de novembro de 2022. Após isso, foi realizada uma audiência pública no distrito onde a comunidade pôde participar dando sugestões e por unanimidade aprovar a ideia, sendo tudo registrado em ata.


Tânia conta ao SH Esportes que conhece a família há muitos anos, principalmente seu esposo que reside há quase 60 anos na comunidade e através disso, foi pensada essa homenagem "à uma pessoa tão jovem que deixou sua história".


O pai de Suélimara também tinha grande participação no esporte. Elimar Back era jogador quando mais novo, depois veio a administrar o ginásio e treinar as mais diversas idades nas escolinhas de futsal do distrito, participando também de campeonatos municipais. Isso fez com que a vontade de homenagear a jovem fosse ainda maior em um local onde tanto ela quanto seu pai e seu irmão tinham como especial.


Hoje, quem passa ou vai até o Ginásio em São Clemente pode ver o letreiro estampando o nome da menina sonhadora, que até seus últimos dias de vida permanecia sorrindo e encantando todo mundo que a conhecia. O sonho foi interrompido com 19 anos e 9 meses, mas agora é eternizado na comunidade que sentiu sua perda e hoje poderá lembrar com carinho de Suélimara a cada partida.


Letreiro colocado no Ginásio de São Clemente


Indicação que sugeriu a homenagem