A categoria Sub-18 do Amador 2024 em Santa Helena estreou com grande expectativa e terminará neste domingo (20) com muita emoção. O troféu leva o nome de um jovem atleta santa-helenense que foi morto há 7 anos e teve seu sonho interrompido em uma tragédia.
Lucas Cattani nasceu em 30 de julho de 1999. Filho de Josimara Mortari e de Marcos Cattani, Lucas cresceu no distrito de São Roque onde estudou na Escola Municipal Pedro Álvares Cabral e no Colégio Estadual do Campo São Roque.
Desde cedo passou a integrar as escolinhas de futsal do seu distrito e atuava principalmente como goleiro. Logo, Lucas foi vestir as cores do Real, clube de São Roque. O jovem atleta atuou na categoria Aspirante no Amador como era chamada à época, além de representar Santa Helena nos Jogos Escolares e Jogos Bom de Bola, comandado pelo técnico Pedro Mateus, o professor Pedrinho.
Cattani era conhecido pelo seu jeito leve e brincalhão, alegrando a todos à sua volta. Em 2017 ele completava seus 18 anos, a maioridade, quando fazia seu primeiro estágio na Agência Sicredi de Missal onde também fez muitos amigos.
Quase um mês depois do aniversário, a tragédia que tiraria a vida de Lucas aconteceu. No dia 22 de julho daquele ano, ele estava em um posto de gasolina na cidade de Missal com amigos e ao sair para retornar à sua casa se iniciou um assalto, onde pediram seu carro. Por sempre ser bem-humorado, Cattani achou se tratar de uma brincadeira e foi aí então que sofreu um disparo em seu peito, não resistiu aos ferimentos e faleceu um dia depois.
Naquele mesmo ano, ele era o goleiro do Real no Aspirante e disputaria a final. Os companheiros de clube ficaram desolados com a notícia mas ainda assim decidiram disputar o troféu em sua homenagem. Na oportunidade, o Alvirubro foi vice-campeão para o Celeste.
Após alguns anos sem a categoria em disputa no Amador, a SMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) decidiu trazer o Sub-18 de volta nesta temporada. Prontamente, a atual vice-presidente do Real Janete Mortari Borges, a Chica, sugeriu à Secretaria uma singela homenagem ao goleiro que partiu precocemente.
O nome do troféu da categoria Sub-18 passou então a se chamar Lucas Cattani, segundo Chica uma forma de eternizar o jovem atleta que partiu e deixa até hoje muita saudade ao clube, família e amigos.
Quis o destino que o Real estivesse na final e tivesse a oportunidade de ficar com o título. Para isso, precisa vencer o União neste domingo no jogo da volta, já que a primeira partida terminou empatada em 1x1. A partida inicia às 15h no Estádio Ângelo Cattani e terá transmissão AO VIVO do SH Esportes e do Portal da Cidade no Facebook.