Jef faz de pênalti no fim e União conquista o Amador no Sub-18 de forma invicta

O União é campeão do Sub-18 no Amador 2024. Na tarde deste domingo (20) o Tricolor da Cidade venceu o Real por 1x0 e, após o empate na ida, confirmou o título no ano em que o clube celebra seu 60° aniversário.


No primeiro jogo em São Roque o confronto terminou empatado em 1x1. Por isso, quem vencesse no Estádio Ângelo Cattani seria o grande campeão e um novo empate levaria à disputa de pênaltis. 


A partida começou intensa. Muita marcação mas também boa troca de passes de ambos os lados. O Real começou melhor o jogo e ia chegando aos poucos ao gol de Zina. O lance mais perigoso do time Alvirubro foi uma finalização de Toigo que passou rente ao travessão mas foi por cima.


O União tentava responder e conseguiu chegar com uma bela finalização de Leozzin que parou no goleiro Da Silva, operando uma bela defesa. Antes disso, o paredão do Real se envolveu em um lance polêmico com o atacante Jef, onde os dois trombaram dentro da área e a equipe do União reclamou de pênalti, mas o juiz nada marcou.


No segundo tempo, o União voltou melhor. Os donos da casa queriam resolver de qualquer maneira a partida ainda no tempo normal e colecionaram escanteios, chegando perto mas sem conseguir de fato marcar o gol.


A situação melhorou para o União quando o zagueiro Léo foi expulso após uma entrada dura em Jef, deixando o Real com um a menos. Apesar disso, o placar permaneceu inalterado por quase 15 minutos e quando tudo parecia encaminhado para as penalidades, um lance definiu a partida.


Lucas Silva foi cortar e afastou mal, pra trás, Jef estava atento e disparou em direção a bola, ganhou, invadiu a área e foi derrubado por Lucas. Pênalti para o União aos 43 minutos do segundo tempo.


Jef foi pra cobrança. No gol, o camisa 10 Toigo que trocou de posição com Da Silva e foi encarar a missão de ser a esperança do Real. Mas, o artilheiro da competição não desperdiçou e deslocou o rival, batendo firme no canto esquerdo pra fazer o seu 12º no Amador e o gol do título: 1x0.


Ainda deu tempo de Nycollas ser expulso recebendo o segundo amarelo e deixando o União também com 10 em campo, mas foi só. Fim de papo no Ângelo Cattani e título confirmado para o Tricolor da Cidade que terminou a campanha de forma invicta com 7 vitórias e 1 empate, além de ter o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato.


Jef foi artilheiro com 12 gols e Zina o goleiro menos vazado. Jef também foi eleito o craque da competição e recebeu o prêmio A Jóia, idealizado pelo SH Esportes e A Jóia Ótica, Relojoaria e Joalheria.


A última conquista do União no Sub-18, chamado também de Aspirante, havia sido em 2008 contra o Incas, seu maior rival.


Fotos: Rodrigo Tuchi