Casal colombiano que passou por Santa Helena irá pedalar quase 7 mil km para voltar à terra natal

Na vida, existem os que praticam e os que além disso amam o esporte. Amam tanto que são capazes de realizar aventuras por ele e até mesmo se unir a outra pessoa pelo amor em comum. Esse é o resumo da história de Karina Gisell Rey Pulido de 31 anos e Wilmar Alberto Ramirez Cortes, 35, colombianos que se conheceram em uma modalidade e hoje estão vivendo uma experiência quase única em outra.


Ambos nasceram em Bogotá, capital da Colômbia e sempre tiveram apreço por esporte. Wilmar já praticou até mesmo salto ornamental e ama tanto a atividade física que se formou em Educação Física. Ele e Karina se conheceram em um treino em comum de natação e hoje estão há quase 3 anos juntos. O namoro começou pouco antes de chegarem ao Brasil, em 2022.


Karina tinha o desejo de concluir o seu mestrado em Ciências Biológicas e para isso veio a Foz do Iguaçu para estudar na UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana acompanhada por Wilmar.


Como era impossível o esporte estar longe do pensamento do casal, logo os dois tiveram uma ideia e começaram a se programar para realizá-la. Os colombianos planejaram seu retorno ao país natal mas de uma forma bem menos convencional: de bicicleta. Eles contaram ao SH Esportes que fizeram uma poupança para comprar as bicicletas e equipamentos necessários e alguém deu a ideia de criarem uma rifa para adquirir mais recursos.


A ideia não só funcionou como pagou todos os equipamentos e acessórios para a longa viagem, com exceção das próprias bikes. Então na última semana, eles iniciaram a sua longa jornada de volta à Bogotá pedalando pela cidade das Cataratas, passando por Itaipulândia onde foram acolhidos por uma noite antes de seguirem viagem.


O mesmo aconteceu em Santa Helena na quinta-feira (12), quando chegaram à Terra das Águas e encontraram um lar solidário para passarem a noite. No dia seguinte passaram pela Rádio Comunitária Liberdade FM onde haviam guardado suas bicicletas antes de continuarem a grande aventura rumo à Colômbia.


A longa viagem de Wilmar e Karina irá atravessar quatro países: Brasil, passando pelo Paraná e Mato Grosso do Sul, Bolívia, Peru e Equador antes de chegar ao destino final. Segundo o casal, o percurso é de quase 7.000 km e a previsão de chegada é em dezembro, já na reta final de 2024.


Apesar de serem amantes das atividades físicas e esportes e terem prática no ciclismo, eles contam que essa será a primeira vez que fazem um trajeto tão longo e diferente. A aventura com certeza trará memórias e experiências ímpares aos dois e você pode acompanhá-los pelo Instagram onde eles registram tudo: @wiramirezc e @rodando_elmundo .


Wilmar e Karina na Rádio Comunitária em Santa Helena