A Asavolei/Santa Helena disputou na última semana a Taça Paraná 2023. Representado pelas equipes sub-16 e sub-18 feminina, o município teve destaque na competição de voleibol de base mais importante da América Latina.
No sub-18, a equipe chegou até a chave Ouro, após ter ido muito bem na fase de grupos. Ao fim da competição, ficou com o 7º lugar. A capitã do time Hedyleila Dal Pra, diz: “Foi uma experiência incrível estar jogando uma competição com times do Brasil inteiro e ficar com o 7° lugar de 58 equipes é uma boa colocação, mas sabíamos que poderíamos estar no pódio. Começamos a competição muito nervosas e ao longo dela fomos pegando confiança, e é muito gratificante ser capitã da equipe onde as meninas e a comissão técnica podem confiar em mim”.
Isadora Abitante, que também fez parte da equipe e no próximo ano novamente terá a chance de disputar a Taça pela categoria, comenta sua experiência: “Tive vários aprendizados e oportunidades de conhecer e jogar com times diferentes da nossa realidade. Para 2024 nós podemos primorar cada dia mais nossas técnicas e objetivos, ser um time mais unido, sempre evitando desavenças, aprender a conversar mais durante o jogo e ter a meta de chegar no pódio da Ouro”.
A equipe sub-16 também ficou em 7º lugar, porém da chave Prata. Luana estreou na competição e descreveu a sensação: “Esse ano foi a primeira vez que participei da Taça Paraná, sempre escutava falar mas não é a mesma coisa que estar lá, a sensação desde a abertura até os jogos é incrível, ver tantas pessoas reunidas pra jogar, cada jogo era uma emoção diferente. Eu acredito que nosso time teve um bom desempenho, creio que cada uma trouxe um aprendizado de lá e espero que ano que vem possamos voltar a participar”.
A capitã do time, Gabrielle Prestes, relata: “Para mim, como capitã do sub-16, foi uma experiência muito incrível, da mesma forma quanto para as meninas que foram. Acho que isso traz muito para nosso aprendizado, principalmente no voleibol. Por ser uma competição muito grande, jogamos muitos jogos, ficamos 5 dias juntas, conhecemos muitos times que nunca vimos, e isso faz com que o time crie união, que é uma coisa muito importante, tanto dentro quanto fora de quadra. Nosso desempenho foi muito bom, claro que poderíamos ter sido melhores, mas demos nosso melhor em cada jogo, deixamos nosso suor em cada quadra, em cada bola salva e em cada ponto”.
Essa foi a segunda vez que a Asavolei participa da Taça Paraná. A primeira havia sido em 2021.
Assessoria