A história do goleiro Scharles Meazza, popular ‘Scharlão’, é uma verdadeira relação de amor com a sua comunidade. O jogador, torcedor ainda menino que viu o último título do Celeste no Amador, pode em poucos dias realizar seu maior sonho: conquistar o troféu dentro de campo.
Desde os 15 anos de idade, Scharles já entrava em campo na Vila Celeste. Atraído por uma posição das mais criticadas no futebol, vestiu celeste pela categoria aspirante em várias oportunidades, porém em todas elas, o goleiro não conseguiu o tão almejado troféu de campeão. O primeiro título visto por Scharles foi justamente o último Amador do clube, onde assistiu das arquibancadas a euforia tomar conta da comunidade com os gritos de “é campeão!”.
Curiosamente, o primeiro troféu do Aspirante veio como auxiliar técnico: “nos anos de 2018 e 2019, quando o Celeste foi bicampeão na categoria, eu auxiliava o Gabriel Noro”. Mas antes disso, em 2006, o clube foi campeão do Varzeano, competição que substituiu o Amador naquela oportunidade. Scharlão estava no elenco, apesar de ainda não ser titular absoluto.
Foram várias temporadas oscilando entre a titularidade e reserva. Apesar disso, o arqueiro só não jogou pela sua comunidade quando a mesma não formou time: “já joguei pelo Real - adversário da final neste ano - e também pelo Palmeiras no ano passado, onde pude ajudar muito a equipe à chegar ao título”, conta ele.
Scharlão fez dois grandes jogos nas finais do Livre no ano passado contra o Nacional e ergueu a taça junto com os companheiros do Verdão. Ele só assumiu a titularidade na reta final do campeonato, mas foi crucial no título. Mesmo atual campeão, Scharles revela que se não fosse o Celeste, em 2023 não disputaria o Amador: “eu não jogaria o Amador neste ano. Não me precipitei em procurar alguma equipe e faltando pouco tempo para o início da competição eu estava sem clube, mas foi aí que o Celeste entrou em cena, me fez o convite e hoje estou em mais uma final”.
Meazza faz questão de exaltar Renan Grasselli, idealizador do atual projeto: “o Renan montou um time do dia para a noite juntamente com o restante da diretoria, foi incrível”. Um dos nomes desse elenco tem ligação direta com Scharlão: Chinês, o craque missalense que caiu nas graças da torcida, foi indicação do goleiro: “conhecia o Chinês há alguns anos, jogamos algumas Copas Oeste em comum e também trabalhamos no mesmo local, e quando mencionei ele o elenco logo aceitou. Hoje temos um dos melhores jogadores de todo o campeonato”, comenta.
Diferente de outras temporadas, nessa Scharles teve a oportunidade de se firmar debaixo das traves, onde foi herói na semifinal contra o Nacional. Após dois resultados iguais - vitória do Celeste na ida e do Nacional na volta, pelo mesmo placar - houve disputa de pênaltis. Scharlão fez duas defesas e ajudou o time a avançar para a decisão: “o Nacional para mim era o favorito ao título, pelo elenco que tinha. Inclusive nomes aqui da Vila estavam lá como Nenê, Nardo, Gabriel, que assim como Ruan, Nicolas, Dudu, são jogadores sólidos e que participaram de plantéis campeões no município, inclusive no ano passado. Isso mostra a força da Vila Celeste”, comenta Meazza.
Ele também afirma que a classificação para a final neste ano teve um episódio marcante: “após o jogo terminar, moradores da comunidade, pessoas até de mais idade vieram abraçar nós jogadores chorando, emocionados com a classificação e a possibilidade de mais um título na história do clube. Me arrepio só de lembrar, isso mostra como a nossa torcida é fanática e me arrisco a dizer que não há outra como a nossa”.
Para a decisão contra o Real, Scharles diz que o time está confiante: “estou muito feliz de estar em mais uma final. Nosso elenco fez uma belíssima campanha e isso também graças ao técnico Lisandro e o auxiliar Léo Bala. Nossa torcida merece muito esse título e vamos fazer de tudo pra conquistá-lo”.
O arqueiro do Celeste pode ser bicampeão do Amador se erguer o troféu em 2023, e pela primeira vez poderá como titular absoluto, conquistar um título pelo seu clube de coração.
FINAIS
Os dois jogos da decisão serão ainda em setembro. O primeiro, em São Roque, acontece no dia 17 e o segundo, na Vila, dia 24, ambos às 15h15. Os dois jogos terão transmissão no Facebook do SH Esportes e Portal da Cidade Santa Helena.
FINAL - Ida
17/09 - Domingo - Estádio Municipal São Roque
15h15: Real x Celeste
FINAL - Volta
24/09 - Domingo - Estádio Municipal de Vila Celeste
15h15: Celeste x Real
Scharles com o troféu de campeão do Amador em 2022 |
Scharles atuando pelo Celeste nesta temporada |