Fábio Junior da Rosa Behl, missalense mas também "chinês". É assim que todos conhecem o meio campista do Celeste, multicampeão por onde passou e podendo chegar a mais um título na carreira, dessa vez um que ele ainda não tem em sua prateleira: o Amador de Santa Helena. Jogando pela primeira vez no município, Chinês foi herói na semifinal e confessa ao SH Esportes que, mesmo com quase 25 anos de carreira, está vivendo algo único.
Fábio iniciou muito cedo seu contato com a bola. Aos 9 anos, deu os primeiros passos na Associação Atletica Mezzomo de Foz do Iguaçu, onde disputou diversos campeonatos nas categorias de base a nível estadual. Porém, três anos depois, sua família se mudou para Itaipulândia, cidade onde Chinês vive até hoje e onde realmente despontou e ganhou grande destaque.
A modalidade nunca foi problema para Chinês, que sempre disputava tudo relacionado ao 'mundo da bola': "sempre joguei tanto futsal como as outras modalidades referentes ao mundo da bola, Fut 7, futebol de campo. Itaipulândia é a cidade por qual eu mais ganhei títulos a nível municipal, regional e paranaense, mas também conquistei muita coisa por minha cidade natal, Missal." E essas conquistas não se resumem ao coletivo. O atleta se destacou individualmente em diversas competições, tanto como artilheiro, jogador destaque, melhor jogador da posição, craque da partida e até com o gol mais bonito (assista abaixo).
Chinês já era conhecido dos santa-helenenses. Em 2022, fez parte do elenco do Missal Futsal na Série Bronze, adversário do Santa Helena Futsal na grande final onde Santa Helena ficou com o título. Na seleção final do campeonato, lá estava ele como um dos melhores da competição paranaense.
TÍTULOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS DE FÁBIO JR., O "CHINÊS"
Tri campeão da Taça Rádio Sinuelo de Futsal 2003/2004/2005 - Itaipulândia
1º lugar campeonato Inter Firmas 2006 - Itaipulândia
1º lugar Regionalito de Futsal 2007 - Medianeira
1º lugar Campeonato Municipal de Futsal 2009 - Itaipulândia
1º lugar Campeonato de Futsal 2011 - Itaipulândia
1º lugar Campeonato Municipal de Futsal 2013 - Itaipulândia
Tri Campeão do Municipal de Futebol 2013/2014/2015 - Itaipulândia
1º lugar Municipal Futebol 7 2015 - Itaipulândia
Tetra campeão Campeonato Municipal de Futsal 2016/2017/2018/2019 - Missal
1º lugar Regionalito de Futsal 2018 - Itaipulândia
1º lugar do Regionalito de Futsal 2019
1º lugar Campeonato de Futsal 2021 - Itaipulândia
1º lugar Campeonato Municipal de Campo 2021 e 2022 - Itaipulândia
Participação do elenco do Paranaense Série Bronze 2022
1º lugar Municipal de Futsal 2022 - Missal
Atleta melhor da posição Ala esquerda - Municipal de Futsal 2022 Itaipulândia
Quem vê o currículo de Chinês pode até achar que nada mais pode surpreender o atleta ou causar algo diferente, mas se engana ao descobrir que em sua primeira participação no Amador de Santa Helena, o meio campista vive uma experiência única: "essa é a primeira vez que disputo um campeonato por Santa Helena. Aceitei o convite dos meus amigos Renan, Carlos Vanier e Scharles Meazza para defender as cores e a comunidade da Vila Celeste, e confesso que é algo que eu não tinha sentido ainda. Tanto pela recepção da comunidade quanto pelo carinho. A parceria com que o grupo me acolheu foi incrível e estou muito feliz", disse o missalense. Este ano, a SMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) de Santa Helena decidiu permitir cada equipe do Amador inscrever um atleta sem vínculo com o município, o chamado jogador intermunicipal, o que abriu a possibilidade de Chinês "pintar" na Vila.
Acostumado a vencer, Chinês chega a mais uma final em sua carreira, mas o peso dessa é diferente segundo o atleta: "jogar o primeiro ano de Amador em Santa Helena, chegar à final e poder ter a possibilidade de ganhar o título é um peso muito grande pra mim em particular. Um ingrediente a mais foi a semifinal, onde fiz o gol aos 44 minutos do segundo tempo e converti a última cobrança de pênaltis, carimbando a vaga do Celeste pra final. Foi uma mistura de euforia e emoção que eu jamais tinha sentido. Foi lindo, foi gratificante."
Agora serão mais duas partidas decisivas pela frente. Mirando o adversário, Chinês acredita que o Real se assemelha muito ao Celeste: "o Real tem uma equipe muito parecida com a nossa, aguerrida, com muita vontade e com um elenco com ótimos jogadores. Vamos ir na humildade como estamos fazendo desde o início. Que a gente possa sair desses dois jogos com o título".
Uma coisa é certa, independente do resultado ao fim do campeonato, a torcida do Celeste tem um novo "xodó", assim como o time ganhou um novo torcedor. Chinês ressalta sua alegria em defender a equipe: "me sinto muito feliz em poder dar o respaldo que o time e a comunidade esperam de mim, e que eles tenham certeza que vamos dar muitas alegrias ainda. Avante Celeste. Gratidão sempre e rumo ao título", concluiu o jogador.
FINAIS
Os dois jogos da decisão serão ainda em setembro. O primeiro, em São Roque, acontece no dia 17 e o segundo, na Vila, dia 24, ambos às 15h15.
FINAL - Ida
17/09 - Domingo - Estádio Municipal São Roque
15h15: Real x Celeste
FINAL - Volta
24/09 - Domingo - Estádio Municipal de Vila Celeste
15h15: Celeste x Real