O SH Esportes traz um guia sobre as equipes do Amador 2023 em Santa Helena: como chega o time para a atual temporada e a expectativa da diretoria de cada clube para a competição. Vem saber tudo sobre o Celeste!
HISTÓRICO
O Celeste, time fundado na década de 1960 e que carrega no nome parte do distrito que representa (Vila Celeste), está retornando ao Amador após sua não participação no ano passado. Em 2019 a equipe havia disputado a competição e na oportunidade foi bicampeã (2018 e 2019) da categoria Aspirante, que ainda havia na época. No Livre, o clube já ergueu a taça três vezes em sua história: 1983, 2001 e 2006. Além dos títulos do Amador, o Celeste tem diversos troféus na sua galeria como a Taça Cidade (1982), Taça Dr. Eduardo (1984), Taça Barrica (1989), Taça Luis Ari Lima (1999) e ainda o Municipal de Suíço em 2014.
ELENCO
O Celeste aproveitou o Palmeiras fora do Livre em 2023 para trazer vários jogadores do Verdão para o seu elenco, estes que foram campeões na última temporada. Os primeiros reforços anunciados pela equipe, aliás, formaram um "pacotão" palmeirense, com nomes como Ruan Gularte, Dudu Michel, Marciano, Renan Grasseli, Scharles Meazza, Luciano (Malinha), Nicolas Grasseli, Carlos Varnier e Jeferson (Nene). Fora estes, a equipe trouxe nomes fortes de outros clubes, principalmente para o ataque. Maradona (que estava acertado com o Água Verde, também ex-Palmeiras) e Fernandinho (ex-Nacional) são exemplo, além de Felipe Scher e Tido. Confira o elenco:
Goleiros: Scharles
Laterais: Jeferson, Adriano, Ruan, Leandro
Zagueiros: Hugo, Marciano, Ariel
Volantes: Renan, Nicolas, Dudu, Anderson ‘Leiteiro’, Claudemar
Meio Campistas: Carlos, Malinha, Mayke, Luansen, Victor
Atacantes: Fernandinho, Maradona, Tido, Scher, João Pedro, Edivaldo, William Jabuti, Marcos Vera
Técnico: Lisandro
EXPECTATIVA
O jogador e também Diretor do Celeste Renan Grasseli, falou sobre a expectativa para esta temporada e afirmou que a torcida da Vila é a mais fanática de Santa Helena: "nos reestruturamos para movimentar o distrito de Vila Celeste e envolver nossa comunidade, até por que possuímos a torcida mais fanática do município. (O elenco) É uma base do que havia no Palmeiras no ano passado, com exceção do Paulinho que foi para o Nacional e alguns outros jogadores que não se identificaram com o Celeste. Porém, envolvemos ainda mais a comunidade e acrescentamos outros bons jogadores de fora. Temos a expectativa de fazermos um bom campeonato, não somos os favoritos e nem queremos ser. Celeste sempre mostrou sua força dentro de campo, às vezes faltava qualidade e técnica mas nunca faltou vontade".
Renan também lembra da história e tradição da equipe: "é assim desde os anos 80 com os jogadores antigos como Toninho Grasselli, Jaime Varnier, Neri Varnier, Toninho Varnier, José Grasselli, Diomedes, Dinho, Carlos Meazza, Everaldo e Erasmo Grasselli entre outros tantos que começaram esse legado e conquistaram vários títulos dentro dessa década, chegando à final em no mínimo mais duas ocasiões. Fazem 18 anos que jogo aqui e sempre se manteve isso. Enxergamos essa temporada como um ponta pé para um bom retorno. No meio disso pode acontecer de vir o titulo mas ao contrário de outros estamos com os pés no chão, nome não ganha titulo e muito menos situação financeira, grupo unido é que dá resultado. O que nos deixou muito feliz é que tivemos bons atletas do município que demonstraram interesse em participar conosco sem esforço financeiro, somente pela identificação com o clube e pela amizade dos que aqui estão puxando a frente", concluiu.
ESTREIA
O Celeste fará a sua estreia no Amador 2023 contra o Água Verde em casa, no domingo (16) às 15h45. A equipe divulgou em sua conta do Instagram o calendário completo de jogos na competição.