O handebol santa-helenense inicia sua caminhada em 2023 com bastante trabalho pela frente. As equipes masculina e feminina tem mais uma vez a Chave Prata do Paranaense como principal competição e buscam o acesso à elite da modalidade.
No ano passado, o planejamento era se manter na Prata, segundo explica o treinador Ideval Teixeira: “Assumi a frente das equipes adultas de handebol de Santa Helena em março de 2022. Fizemos um planejamento pra se manter na Chave Prata e priorizamos os Jogos Abertos”, afirma. “Ficamos em quinto na Prata e vice-campeões na fase regional dos Abertos no masculino. No feminino também ficamos em quinto na prata e ganhamos os Abertos fase regional e macro regional, sendo que na final ficamos em quarto lugar”, detalha o treinador.
Em 2023, os treinos começaram no dia 06 de fevereiro e agora o planejamento é outro: alcançar o acesso à Chave Ouro: “Temos como prioridade ganhar a Prata e subir pra Chave Ouro, para assim estarmos entre as 10 melhores equipes do Paraná. É difícil mas, é nosso objetivo”, disse Teixeira.
Atualmente, as duas equipes (masculino e feminino) contam com 14 atletas, onde 10 são de Santa Helena e 4 oriundos de outros municípios, para reforçarem e aumentarem a qualidade do elenco.
O primeiro compromisso oficial do município no Handebol será no próximo mês, dias 22 e 23 de abril pela Chave Prata (paranaense). O calendário segue com jogos nos dias 27 e 28 do mesmo mês no município de Toledo.
Em junho, as datas serão dias 10 e 11, em solo santa-helenense; 12 e 13 de agosto em Marechal Rondon; e as grandes finais em Curitiba, dias 16 e 17 de novembro.
Já pelos Jogos Abertos, o compromisso será em julho na fase regional.
As equipes contam com o total apoio da Secretaria de Esportes (SMEL), Prefeitura Municipal e a Associação Santa-Helenense de Handebol (ASH).