Muitos podem ainda não saber, mas o Fisiculturismo é um esporte e nele, o “santa-helenense” Gabriel Brito se encontrou. O atleta irá estrear em um campeonato no mês de maio, e relata toda a sua trajetória pessoal até entrar na modalidade.
As aspas no santa-helenense são porque Gabriel, na verdade, é nascido em Medianeira. Ele sempre gostou de treinar musculação, mas o primeiro esporte praticado foi a luta: “Eu nunca fui bom em esportes coletivos então comecei na luta e aos poucos fui partindo pra musculação, sempre admirando o mundo do fisiculturismo”, afirma Brito. O fisiculturismo é um esporte onde um indivíduo treina para controlar e desenvolver a musculatura para fins estéticos.
“Desde novo sonhava em competir mas por ser um esporte caro e não ter condições na época, acabei guardando pra mim por muito tempo”, disse o atleta. Só que além do motivo financeiro, o principal: a mudança de vida, algo que segundo Gabriel, estava longe de acontecer naquele momento.
Ao SH Esportes, ele contou quais os maiores desafios da prática do fisiculturismo: “Acho que o maior desafio é a luta contra você mesmo, porque tem que levar uma rotina bem regrada de dieta, treino, descanso, e as vezes é difícil resistir a algumas tentações, tem que ser forte, ter uma mente preparada também, porque ainda existe muito um preconceito das pessoas com a modalidade.”
Após alguns anos se preparando, Brito irá participar da sua primeira competição em maio, na cidade de Maringá. Para isso, ele está em constante treinamento e contando com a ajuda de diversos profissionais: “Meu treinador não poderia ser ninguém além do professor Marlon Pedroso Mine, que além de treinador é alguém que tenho como inspiração mesmo, meu amigo e também meu chefe lá no CTN1. Tenho o Felipe Trindade, que é meu nutricionista e também preparador que me ajuda muito com a questão das poses e tudo mais. O CTN1 que é a minha segunda casa, onde eu treino e trabalho”, disse Gabriel.
“Além deles estou com outras parcerias, que são: Rodrigo Voigt que está fazendo toda a questão de filmagem, fotos, montagem, divulgação nas mídias, faz um baita trabalho; a Kati Gazziero, que vai fazer pra mim a depilação definitiva; também a Thaiana Kaul, que está me auxiliando na questão da terapia capilar, que é um trabalho muito legal que está iniciando agora. O laboratório Santa Clara vai me apoiar nos exames que preciso para mandar pro nutricionista; a Pró Ativa que vai me fornecer as camisetas pra divulgação dos patrocinadores e parceiros”, acrescentou.
Gabriel Brito também tem uma loja de suplementos, a Brito’s Suplementos, que irá manter a sua própria suplementação. Ele também está contando com o apoio de Guto Benini que auxilia na questão das liberações miofaciais, que ajuda na manutenção e prevenção de lesões.
“A minha ideia é poder levar o nome do nosso município e de toda essa galera junto comigo, tô contando com muita ajuda de todos, e me sinto muito grato por isso”, concluiu. Sabe-se que não é fácil manter uma vida regrada para a prática do fisiculturismo, mas para Brito, o reconhecimento por estar fazendo um bom trabalho e ser reconhecido é o maior benefício.
A competição onde Gabriel irá participar se chama Musclecontest Maringá, e tem data marcada para o dia 06 de Maio.