O atacante Eduardo Wust, Xiru, é o novo reforço do Nacional para a temporada 2023. Após disputar o Amador deste ano pelo Show Clemente, principal rival do seu novo clube, o canhoto de 21 anos irá defender as cores do time grená no ano que vem.
Xiru disputa campeonatos locais e regionais há muitos anos e é figurinha carimbada nas equipes do distrito de São Clemente, onde reside. Por isso, viveu na pele a rivalidade entre os times “da ponte pra cá”: Sub Sede e São Clemente.
Agora, ele continuará com a experiência, porém do outro lado, vestindo a camisa do Nacional, que segundo ele é um dos clubes onde mais tem amigos: “O peso da rivalidade caiu por terra quando me dei conta de que o clube onde mais tenho amigos fora o São Clemente é o Nacional. Pra mim agora não existe mais rivalidade, vou defender os interesses do Nacional e sempre respeitar o São Clemente, porque eu amo a minha comunidade”, disse Xiru.
O atacante ainda confidenciou ao SH Esportes que teve várias propostas de outros clubes esse ano e que inclusive, já havia fechado com o Nacional mas voltou atrás, após saber que haveria time para a disputa do Amador em São Clemente: “Me senti na obrigação de jogar e representar meu distrito, e mesmo caindo na primeira fase eu nunca pensei em sair do time, foram vários dias pensando muito no que fazer e decidi que era hora de respirar novos ares”, afirmou Xiru. “Espero que respeitem minha decisão, sei que muitos vão ficar espantados ou até bravos mas muitos jogadores na história de Santa Helena fizeram o mesmo e não deixaram de ser grandes por isso”, concluiu.
O presidente do Nacional Paulinho Kraemer, contou que a contratação de Xiru era muito pedida pela torcida e foi um desejo especial do futuro treinador Andrei Draghetti: “O Andrei fez um pedido especial à diretoria e não medimos esforços para trazê-lo, as negociações se desenrolaram durante meses mas conseguimos”, afirmou.
Além dele, Vini Beuren, outro destaque que jogou pelo rival Show Clemente no Amador deste ano, também foi contratado para 2023: “A torcida sempre foi a favor dessa dupla e o Vini também foi um pedido do treinador. Estamos trabalhando firme e nos reforçando, não vamos deixar escapar o título no ano que vem”, afirmou o presidente Paulinho.
O Nacional chegou até a final em 2022 mas foi derrotado pelo placar agregado de 4x3 para o Palmeiras e não conquistou o troféu.
A nova contratação, Xiru, pediu o apoio da torcida grená e prometeu suar a camisa.
Anúncio oficial na página do Nacional no Instagram |
Xiru vestindo a camisa do Nacional |