Cidrão começou a carreira de treinador aos 21 anos de idade, logo após uma lesão o tirar de dentro das quadras. A primeira função? Auxiliar técnico do Sumov em Fortaleza - CE, sua cidade natal. Ali iniciava uma linda história de Cidrão com a bola pesada.
Após começar a exercer a função de treinador, conquistou o seu primeiro acesso no ano de 2005 pela equipe do Landia Alimentos de Matelândia, e foi logo para a Série Ouro.
Em toda a sua carreira, Cidrão havia conquistado seis acessos: foram quatro por Matelândia, dois para a Série Prata e dois para a Ouro, além de um acesso para a Série Ouro por Palotina e outro no estado do Acre.
Após a terceira ascensão, a própria Federação Paranaense de Futsal o parabenizou e brincou com esse rótulo, o “Rei do Acesso”, que acabou se solidificando cada vez mais e permanece até hoje. E, vindo para o Hoje, o Santa Helena Futsal entrou na vida do técnico em 2021, segundo ano de projeto da equipe.
Em 2020, o time chegou até as oitavas mas não avançou. Com a chegada de Cidrão, muitos atletas do município continuaram sendo utilizados e também houveram algumas contratações, fortalecendo a equipe. Apesar disso, faltou um passo para mais um acesso. Santa Helena caiu nas quartas de final para Jardim Alegre, que viria a ser campeão da Bronze.
Mas, o melhor estava reservado para este ano. Em 2022, Santa Helena fez uma ótima primeira fase e goleou diversos adversários, demonstrando maturidade e principalmente qualidade. Nesta temporada ainda, a equipe participa da Copa Paraná, competição que está em sua primeira edição e na qual Santa Helena já está fazendo história, ao eliminar duas equipes da Ouro e ter vencido o Pato na primeira semifinal.
Na Bronze, bastava chegar à semifinal para garantir o sétimo acesso de Cidrão na carreira e o primeiro do Santa Helena Futsal em sua história. Em um duelo pegado contra Maringá, a decisão precisou passar pela Federação após o jogo ser paralisado com Santa Helena vencendo e avançando por conta de uma confusão. Apesar dessa espera indesejada, se confirmou a vaga na Série Prata de 2023.
Segundo o próprio Cidrão, o primeiro objetivo ao chegar em Santa Helena era sim o acesso: “A primeiro momento sim, era o meu objetivo pessoal, mas nos alimentamos de vitórias e conquistas. O ambiente está muito bom e propicia essa busca por mais”, afirmou o treinador.
Agora, além do acesso já garantido, outra coisa muito importante está em jogo: o título da Bronze. A decisão também é inédita para o município, que pode marcar o nome de Cidrão ainda mais na história de Santa Helena: “A sensação é a melhor possível, se trata de um título especial. Eu e minha família fomos muito bem acolhidos aqui e através desse carinho somos conscientes de retribuirmos presenteando a todos com a conquista de nossos objetivos”, disse ele.
Cidrão em ação no comando do Santa Helena Futsal na Copa Paraná de 2022. |
Quando o assunto é família, Cidrão sabe bem a importância. Sua maior torcedora, a esposa Lucila Colla faleceu no dia 01 de Setembro deste ano, após uma luta contra um câncer. Mesmo assim, Cidrão teve forças pra seguir o seu trabalho à frente do Santa Helena: “Foi um momento muito difícil, aliás está sendo, pois ela sem dúvidas foi minha maior torcedora, mas sinto ela presente em cada jogo, em cada conquista e em cada momento. Eu e meu filho não estamos deixando apagar a imagem dela, de sua torcida e seu sorriso. Independente do resultado o que vier será pra ela e por ela”, concluiu.
Cidrão, sua falecida esposa Lucila Colla e seu filho Lucas |
O Santa Helena Futsal joga neste sábado (19) às 19h30 contra Missal, na Vila Rica. Os ingressos foram esgotados e a grande decisão definirá o campeão da Bronze 2022. A partida contará também com transmissão do Xeretando pelo YouTube.