Pato Futsal salta para novo patamar no cenário nacional

Pato Branco é uma cidade referência no futsal paranaense, pelas muitas conquistas de suas equipes em nível estadual. Agora, um novo desafio: o ingresso simultâneo na Série Ouro do Paraná e na Liga Nacional de Futsal. Isso é algo que emociona o diretor do clube e idealizador do projeto Pato Futsal, Luiz Sérgio Lavarda, o Lavardinha, ex-atleta de futsal com passagens por grandes clubes e também pela Seleção Brasileira.

Ele mantém viva a tradição familiar de contato com o esporte iniciada pelo seu pai, Dolivar Lavarda (em memória), contando com apoio intenso de empresários locais e do prefeito Augustinho Zucchi (PDT) para viabilização de um sonho da comunidade.

“Pato Branco tem um DNA de campeão”, afirma Lavardinha, que comemora a principal contratação da equipe para 2017, o pivô Leandro Simi, craque com vasta história no futsal brasileiro e mundial, com passagens pelas equipes do Corinthians (SP) e do Vasco da Gama (RJ), assim como uma atuação na Seleção Brasileira, sendo campeão mundial em 2012. No ano passado, ele foi campeão do Mundial de Clubes com o Magnus, de Sorocaba (SP).

No momento, o Pato Futsal está prestes a acertar mais um patrocinador máster, complementando o quadro de empresas que viabilizam o sonho da cidade: Atlas Eletrodomésticos, Valmir Imóveis, Fadep, Sementes Guerra, Coopertradição, Rede Oeste e Cantu Alimentos. Há ainda o apoio da Prefeitura.

História do Pato

Em julho de 2009, era fundada a Associação Pato-branquense de Futsal Feminino, com o objetivo de difundir e fomentar a prática do futsal feminino amador em Pato Branco. Com enormes dificuldades de manutenção do projeto inicial, em agosto de 2010, houve alteração no estatuto e surgiu a Lavarda Esportes – Centro Integrado Para o Desenvolvimento do Esporte Amador.

No mesmo ano, Lavardinha fechou uma parceria com o presidente da Atlas Eletrodomésticos, do empresário Cláudio Petrycoski, que se prontificou a patrocinar, inicialmente com recursos da pessoa física, escolinhas para a base do futsal nas categorias sub-20, sub-17 e sub-15. “O Cláudio sempre foi um entusiasta e tomou ponta nos momentos que precisávamos de apoio, independente da visibilidade que proporcionávamos naquele momento”, conta Lavardinha, reconhecendo a importância histórica do empresário no projeto.

Em 2011, formou equipe para disputar a Série Prata do Paranaense, conseguindo o título de campeão, além de obter o campeonato na fase regional dos Jogos Abertos do Paraná e ficar em quarto lugar no Estado. Em 2012, foi para a Série Ouro, permanecendo até final de 2013. Em 2013 o time foi campeão dos Jogos Abertos do Paraná, fase regional e também fase final. Por dificuldades financeiras, voltou a atuar somente com as categorias de base em 2014 e 2015. Em 2016, voltou para a Série Prata e, novamente, sagrou-se campeão. Também foi campeão dos Jogos Abertos do Paraná, fase regional.

acc765c289

(Jornal de Beltrão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>