Chave Ouro: sete jogos decisivos nesta quarta feira
quarta-feira, julho 03, 2013
O Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, chega à última rodada da primeira fase na noite desta quarta feira (dia 3). Sete partidas (todas marcadas para as 20h30) movimentam as principais equipes do Paraná (exceto Campo Mourão), que decidirão os doze classificados para a próxima fase e o campeão da Taça Jorge Kudri (conferida à melhor equipe da primeira fase). Confira os destaques das partidas:
Maringá x Foz Cataratas (Chico Neto)
Em Maringá acontece aquela que deverá ser a partida mais importante da rodada – isso porque o jogo, no ginásio Chico Neto pode definir o campeão da Taça Jorge Kudri, independente de outros resultados, e, ao mesmo tempo, ser decisivo para as cinco equipes que ainda busca a classificação para a segunda fase.
O líder, Oppnus, só depende de si para ficar com o título da primeira fase (que vale a vantagem de decidir jogos em casa nos play-offs e descontos nas taxas da Chave Ouro de 2014). Uma vitória garante o título.
Por outro lado o Foz Cataratas (11º) também precisa vencer para se garantir na próxima fase. Um empate ou uma derrota deixa a equipe muito ameaçada, pois pode ser ultrapassada pelos demais times, já que o lanterna tem apenas dois pontos a menos que a equipe iguaçuense.
São Lucas x Keima Futsal (Antônio Lacerda Braga)
Outro jogo importante na rodada será realizado em Paranavaí. O Keima Futsal, de Ponta Grossa, é o vice-líder da competição e pode ficar com o título em caso de vitória sobre a São Lucas e um tropeço do time de Maringá.
Já o São Lucas, último colocado com 11 pontos, precisa vencer os ponta-grossenses e ainda torcer por derrotas do Foz Cataratas e Guarapuava para avançar à segunda fase.
Umuarama x Foz Futsal (Amário Vieira da Costa)
Em Umuarama, a equipe do noroeste ainda tem chances de brigar pelo Troféu Jorge Kudri. O problema do time do técnico Malafaia é que, além de ter que vencer o Foz, ainda são necessárias as derrotas do time de Maringá e do Keima Futsal.
Do lado do Foz, já classificado, mas sem chances de brigar pelo título da primeira fase, o objetivo é melhorar a colocação. Os iguaçuenses estão em 8º, mas podem subir mais duas posições se vencerem o Umarama e se o Pato Futsal sofrer uma derrota na rodada.
MCR x Cascavel (Ney Braga)
As equipes de decidiram o título da Chave Ouro na temporada passada chegam à rodada final em uma partida que não deve trazer grandes mudanças na classificação da primeira fase.
O Cascavel ainda tem chances remotas de conquistar o Troféu Jorge Kudri (se vencer a Copagril e contar com as derrotas de Maringá, Keima e Umuarama). Já a Copagril (atualmente em 6º lugar) pode, no máximo, melhorar uma posição ultrapassando o próprio Cascavel na classificação geral.
Pato Futsal x ACF (Dolivar Lavarda)
Em Pato Branco a equipe local receberá a Associação Cascavelense de Futsal, para apenas cumprir tabela e tentar melhorar a classificação. O Pato atualmente é o sétimo colocado, com 20 pontos, já a ACF ocupa a nona colocação, com 18.
Assim, quem vencer o confronto diretor deverá ter uma situação ‘teoricamente mais fácil’ na segunda fase da Chave Ouro.
Guarapuava x Marreco Futsal (Joaquim Prestes)
Em Guarapuava, o Poker, que era apontado como um dos favoritos ao título antes da competição começar, luta para ficar no G-12 e escapar do temido ‘triangular da morte’ que definirá o time rebaixado para a Chave Prata em 2014.
Para evitar o vexame, o time de Guarapuava precisa vencer o Marreco por uma boa margem de gols (pensando em um eventual empate por pontos, que pode ser decidido no saldo de gols) e ainda torcer por uma derrota do Foz Cataratas.
Já o Marreco (10º colocado), já está garantido na próxima fase e jogará bem menos pressionado que os guarapuavanos. Assim, o fator emocional poderá contra a favor do time de Francisco Beltrão para decidir a partida.
Ivaí EC x Quedas Futsal (Edson Borochok)
Outra partida muito importante na rodada acontece na cidade de Ivaí, no ginásio Sorozão. Como ivaienses e quedenses lutam pela classificação e estão muito próximos na classificação, é muito provável que o vencedor avance para a próxima fase e, consequentemente, a equipe derrotada fique no ‘Triangular da Morte’.
Com 12 pontos, o Quedas até pode conseguir a classificação com um empate (desde que Guarapuava e São Lucas não vençam seus jogos), já o Ivaí só se classifica vencendo a partida. Para isso, o time dos Campos Gerais conta com o apoio de sua torcida, que costuma fazer a diferença nos jogos mandados no Sorozão.
(Clique Esporte)
Tags